10 linguagens de programação que o mercado vai exigir em 2022

Já na década de 1970, foram criadas algumas linguagens que são usadas até hoje, a exemplo do C (que vamos conhecer mais adiante). A partir desse ponto, muitas outras se derivaram do C, abrindo caminho para a evolução tecnológica que tornou possível a Indústria 4.0 que vivemos hoje. Nos anos 1950, surgiu o Assembly, a linguagem que mais se aproxima das máquinas, mas que, ainda assim, já facilitava a compreensão das pessoas. Sua criação despertou o interesse desses estudiosos, que viram a oportunidade de humanizar ainda esses códigos. Somos uma plataforma intuitiva e fácil de user, desenhada com as últimas versões de ferramentas estáveis e de mercado. A simplicidade na elaboração permite ao programador preocupar-se com funcionalidades extras, melhor desenvolvimento, estética e execução amigável para o consumidor final da aplicação em desenvolvimento.

Fortran é considerada a primeira linguagem de alto nível, criada em 1954 e lançada em 1957. A linguagem do Google ainda é recente, mas já oferece um dos melhores salários para pessoas programadores e tem muito mercado para ganhar. Na pesquisa da Stack Overflow, aparece no Top 10 das tecnologias mais bem pagas do mundo, logo atrás da linguagem Rust. Provavelmente você não vai encontrar muitas vagas para desenvolvedores ECMAScript. Mas vai encontrar muitas oportunidades para JavaScript, principalmente para desenvolvimento front-end.

Assembly

Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil já tem linguagens de programação desenvolvidas em solo brasileiro, tais como a Elixir e a Lua. Por fim, é preciso passar por testes de depuração, criar uma documentação e, então, encorajar outros programadores a utilizarem essa linguagem para que ela se desenvolva. Basicamente, podemos dizer que o paradigma de programação é a maneira para classificar linguagens segundo as suas funcionalidades. Em outras palavras, trata-se de um estilo de programação, modelo ou metodologia com o qual um problema será resolvido.

Este recurso permite que os programadores trabalhem com CPUs de múltiplos núcleos e com uma base de códigos massiva. De modo geral, a JavaScript é uma daquelas linguagens de programação relativamente fáceis de aprender, tornando esta a escolha perfeita para quem está planejando se tornar um desenvolvedor web. Desenvolvedores JavaScript também podem se inserir no mercado de trabalho como designers UI/UX, desenvolvedores full-stack e engenheiros de software. Profissionais com conhecimento em linguagem C# estão em alta demanda, já que muitas empresas de software estão buscando por programadores com essa especialidade.

Aspectos importantes na escolha de uma linguagem de programação

Se você deseja entrar ou se aprofundar no mercado de tecnologia, é importante conhecê-las, desde as linguagens mais primitivas até as modernas, para aproveitar as melhores oportunidades. É possível desenvolver com PHP usando a metodologia procedural ou orientada https://mobilidadesampa.com.br/2024/03/curso-de-desenvolvimento-web-desafios-e-exigencia-da-profissao/ a objetos, o que mostra que é uma linguagem versátil. Além disso, permite desenvolver aplicações robustas e eficientes, com excelente desempenho. É uma linguagem confiável, open source, multiplataforma e integrada a diferentes bancos de dados.

Dessa forma, as linguagens de programação objetivam a comunicação e têm características singulares que as orientam para cada tipo de uso, de acordo com as especificidades de cada projeto. Por isso, entre as tarefas de um programador está a escolha do uso da linguagem mais apropriada para os requisitos do projeto e suas preferências pessoais. As linguagens de programação representam um dos conhecimentos mais importantes para quem atua no setor de TI. Isso porque é por meio delas que uma informação qualquer é transformada em uma instrução precisa capaz de direcionar o funcionamento de uma máquina.

As 9 linguagens de programação mais fáceis de aprender

Compreender essas diferenças é fundamental para escolher a linguagem mais adequada a cada projeto e alcançar resultados eficazes na programação. O paradigma funcional, como sugere o nome, baseia-se em funções, que Curso de desenvolvimento web: desafios e exigência da profissão solucionam os blocos em que o problema é dividido. Esse paradigma costuma ser usado em sistemas que requerem soluções com base matemática, já que o problema pode ser dividido em resolvido por cálculos matemáticos.

  • Afinal, a linguagem criada pela Microsoft é um superconjunto do JavaScript e oferece todos os seus recursos, mas com um sistema de tipos TypeScript.
  • Desenvolvedores web utilizam o SQL para organizar os bancos de dados dos sites, e especialistas em marketing usam a linguagem SQL para avaliar o desempenho de suas campanhas.
  • Os professores certamente serão os primeiros mentores que você terá durante essa caminhada, direcionando para os melhores teóricos da área e mostrando como o trabalho funciona na prática.
  • Enfim, agora você já conhece as linguagens de programação mais usadas atualmente e suas principais características.
  • Isso inclui desde a modelagem de sistemas climáticos até a análise de grandes conjuntos de dados para obter insights valiosos.
  • Saiba aqui como aluno do curso de direito do Insper utilizou essa linguagem para otimizar atividade de escritório de advocacia.